sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Por que o Corinthians não consegue ser o Flamengo?

PLACAR ed. 611, de 5 de fevereiro de 1982. Na capa, a pergunta: Por que o Corinthians não é um Flamengo? Dentro da revista, a matéria: "Por que o Timão não é um Mengão?"


A matéria não foi assinada por nenhum jornalista, certamente por temor às reações a seu título. O final do texto simplesmente dizia "por Esquipe Placar".

Mas olha que interessante como o mundo dá voltas e os discursos ao fundo não mudam muito, são muito de ladainhas e rames-rames. Diz a mátéria, na página 17: "enquanto o clube carioca é dirigido por um esquema composto por homens que tratam o futebol com uma visão empresarial, o paulista é gerido como um pequeno empório da Zona Leste". Esta visão aqui sim assinada por um jornalista: Juca Kfouri.

A obsessão em roubar o posto do Flamengo de maior torcida do Brasil é tanta, que em duas ou três décadas eles se apossaram do discurso de que um dia estava voltado contra eles. Passa o tempo e o Flamengo segue lá, insolúvel na primeira posição. Será que algum dia eles conseguirão?



Veja tambémIsto aqui não é Corinthians. Isto aqui não é São Paulo. Isto aqui é Flamengo!


9 comentários:

  1. É só checar o Facebook e Twitter.

    E a bilheteria $ tambem.

    O resultado é?

    CORINTHIANS!!!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Facebook e Twitter podem ser referência? Dá sim para fazer boas análises de Sociologia com o perfil das torcidas. Talvez até sejam padrão sócio-econômico... penetração de internet na pirâmide econômica do Brasil. Ponto. Pára por aí...

    Bilheteria? Com o Maracanã fechado...

    Economicamente, TALVEZ o Corinthians até consiga desbancar o Flamengo. Afinal se juntarmos os Estados de São Paulo e do Paraná, onde o reinado é inquestionavelmente corinthiano, estamos falando de 40% da renda do Brasil.

    Ainda assim é altamente questionável essa tese de que a torcida do Corinthians tem poder aquisito e de renda maior, afinal há anos que o Flamengo lidera a contratação de jogos em pay-per-view e em aquisição de bilhetes da Timemania.

    ResponderExcluir
  3. Melhor média de público(mesmo em 2008 com o time rebaixado),maior renda em jogos, marca mais valiosa no brasil, maior nas redes sociais e torcedor que mais gasta com seu clube.
    CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bruno,

    Maiores médias de público por campeonato: Flamengo liderou 12 vezes, em 1973, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1987, 1989, 1992, 2007, 2008 e 2009.

    Corinthians liderou 7 vezes, em 1972, 1976, 1993, 2004, 2005, 2010 e 2011.

    Ainda assim, isto não é parâmetro, pois o Atlético G liderou 9 vezes, em 1977, 1990, 1991, 1994, 1995, 1996, 1997, 1999 e 2001. Mais do que o Corinthians, atrás só do Flamengo, mas ninguém aqui é hipócrita de achar que a torcida do Atlético é maior que a do Corinthians.

    Maior renda e torcedores que mais gastam com seu clube... isto é métrica de riqueza, não de grandeza... Ainda assim, desde que há futebol Pay per View na TV e desde que há Timemania nas lotéricas o Flamengo JAMAIS foi superado na aquisição destes dois produtos.

    ResponderExcluir
  5. Claro que você esqueceu de citar que o Flamengo e o Atlético jogam e jogaram por anos em estádios muito maiores que o Pacaembu(Mineirão e Maracanã),então essa comparação é totalmente injusta, outro grande exemplo é o Santos que, segundo um ranking da pluri consultoria, tem torcida maior do que o próprio Atlético, porém, até hoje, joga num estádio minúsculo(Vila Belmiro)com lugares para um pouco mais de 15 mil pessoas. Outro dado importante é a audiência. Os jogos do Corinthians dão mais audiência do que os jogos do Flamengo.Um exemplo é a final da Libertadores desse ano que deu 54 pontos de pico de audiência, maior que qualquer audiência da última copa do mundo. Também é bom lembrar que em pesquisa do Ibope e Datafolha houve empate técnico entre as torcidas do Flamengo e do Corinthians.

    ResponderExcluir
  6. Não houve empate técnico não!
    A pesquisa que deu empate técnico foi uma que pegou as 6 maiores Regiões Metropolitanas, sendo que São Paulo e Campinas eram 2 das 6. Ainda assim, o Flamengo ficou em 1º ... na margem de erro, dava empate entre o limite mínimo do intervalo de confiança do Flamengo e o empate máximo do intervalo de confiança do Corinthians. Como vivemos dias de mídia massivamente paulista a manchete obviamente era "Corinthians empata com Flamengo".

    Você quer analisar pesquisas de dimensão de torcida, leia aqui no blog a postagem "A maior torcida do Brasil. Uma paixão inabalável. Uma estatística inquestionável."

    Concordo que média de público não é dimensão, falei isso na resposta para você, só coloquei a informação para quebrar o teu argumento no comentário anterior que dava o exemplo da média de público quando o Corinthians foi campeão da Série B. ... é bom lembrar também que o Fluminense quando foi campeão da Série C teve a maior média de público de todas as divisões naquele ano.

    Por fim, o teu argumento sobre audiência: é mais argumento de "poder econômico" do que de tamanho de torcida, como são vários outros como valor da marca, capacidade de consumo da torcida e blá blá blá na verborréia a qual a safada da imprensa paulista se agarra.

    Por fim, como você mesmo citou a Pluri Consultoria, se não me falha a memória é deles mesmo o estudo de que a torcida do Corinthians ultrapassará a do Flamengo em 2028.

    Argumento que na minha opinião ainda é falho. É só olhar o gráfico resumindo as pesquisas nos últimos 17 anos e dá para ver no olho que não tem nenhuma linha de tendência mostrando que as curvas se cruzam tão cedo.

    Até acredito que em algum momento a torcida do Corinthians passará a do Flamengo, mas será alguns anos depois dce 2028.

    ResponderExcluir
  7. Quando eu disse empate técnico foi considerando a margem de erro mesmo, da mesma maneira que na venda de pacotes de Pay per View também há empate técnico. Aliás desde quando audiência é argumento de "poder econômico" considerando que em 98% dos lares brasileiros há pelo menos um aparelho de TV?

    ResponderExcluir
  8. Pay per view não tem qualquer empate tecnico, Flamengo ganhou todos os anos. O que assim como audiência não é parâmetro para medir torcida, mas serve para contestar a tese de que o poder de consumo da torcida do Corinthians é maior do que da torcida do Flamengo.
    Nos últimos 20 anos foram feitas 17 pesquisas com amostragens de abrangência nacional (excluo as só em Regiões Metropolitanas): na média delas o Flamengo tem 17,15% da preferência, com um desvio-padrão de 1,48 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,67% a 18,64%; o Corinthians tem 12,76% da preferência, com um desvio-padrão de 1,53 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 11,23% a 14,28%.
    Uma pesquisa, tendenciosa faço questão de frisar deu empate tecnico. É nesse evidência que o Corinthians se agarra?

    ResponderExcluir
  9. Eles não cansam, é forçação de barra atrás de forçação de barra no esforço paulista para colocar o Corinthians como maior do que o Flamengo.


    Embora nas entrelinhas eles digam:
    "Preliminarmente, é fundamental o leitor entender que essa pesquisa foi realizada em 13 grandes praças, sendo 12 Regiões Metropolitanas e mais o interior do Estado de São Paulo. Seus dados, portanto, são válidos para essas regiões: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Recife, Grande Porto Alegre, Grande Salvador, Grande Belo Horizonte, Grande Curitiba, Brasília, Grande Fortaleza, Grande Vitória, Grande Florianópolis, Grande Goiânia e interior do estado de São Paulo nas seguintes cidades: Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Apenas para deixar claro, mais uma vez, não é uma pesquisa de abrangência nacional".


    Mas como todo mundo sabe que a ampla maioria só lê manchete, o que saiu na 1ª página foi: "Perfil das torcidas no Brasil: Corinthians à frente do Fla".

    ResponderExcluir