quinta-feira, 3 de maio de 2012

Foi há 100 anos. A camisa rubro-negra entrava em campo pela primeira vez.

Foi em 3 de maio de 1912, na rua Campos Sales, no antigo campo do América, onde hoje fica a sede social do clube, na Tijuca, que o Flamengo entrou em campo pela primeira vez em sua história para disputar uma partida de futebol.


O time venceu com facilidade a frágil equipe do Mangueira, também rubro-negra, por 16 a 2. Os gols daquela tarde foram marcados por: Gustavo (5), Amarante (4), Arnaldo (4), Borgeth (2) e Galo.

O time vestia a camisa quadriculada, que ficou apelidada de Papagaio de Vintém.

"Quando o futebol começou a ser praticado no Brasil, havia muita desconfiança em relação a ele. Aquele esporte era visto como coisa de ingleses. Só o pessoal metido a besta das Laranjeiras, que se sentia meio europeu, praticava. O povo dizia que aquilo era coisa de grã-fino, não era coisa para a gente não.

Tanto que, nos primórdios do futebol carioca, muitos ingleses radicados no Brasil jogaram por equipes do Rio de Janeiro. Dentre eles se destacaram Edwin Cox e Welfare, no Fluminense, e Harry Robinson, Sidney Pullen e Eustace Pullen, no Paysandu. Eustace e Sidney Pullen depois se transferiram para o Flamengo. Welfare também jogou no Flamengo, mas somente durante uma excursão a Belém do Pará, entre dezembro de 1915 e janeiro de 1916". (A NAÇÃO, pg. 32)

No primeiro campeonato disputado pelo Flamengo em sua história, "ocorreu um fato curioso e pouco conhecido na história do futebol carioca. Na decisão do campeonato de 1912, o primeiro disputado pelo Flamengo, a partida entre Paysandu e Rio Cricket, ambas as equipes da colônia inglesa, havia 22 jogadores de nacionalidade inglesa dentro de campo. O Paysandu venceu e ficou com o título, deixando o Flamengo com o vice-campeonato". (A NAÇÃO, pg. 32)


Final: PAYSANDU 2 x 1 RIO CRICKET
Data - 02 / 06 / 1912
Local - Rua Guanabara
Gols: Harry Robinson, Brewerton e Raven.

Paysandu: Coggin, Eric Pullen e Claude Smart; Wood, Thomas Robinson e McIntyre; Monk, Raven, Harry Robinson, Sidney Pullen e Martin.

Rio Cricket: Gotelee, Swanston e Baxter; Bailey, Westley e Humphreys; Brewerton, Wilson, Raven, Jones e McGregor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário