sábado, 5 de maio de 2012

Opinião lúcida sobre 1987 e sobre a Taça de Bolinhas

Me senti na obrigação, quando o li, de republicar este texto aqui no blog. O autor é o cara, de longe, mais lúcido e mais coerente que existe no insandecido meio do jornalismo esportivo brasileiro. Os textos mais brilhantes que já li sobre futebol, foram escritos por ele. Se alguém duvida, é só segui-lo: www.ricaperrone.com.br.

Carta a Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo: RESPEITEM O SPFC! Blog do Rica Perrone (http://www.ricaperrone.com.br/2012/05/respeitem-o-spfc/).

"Caro Juvenal:

Não costumo escrever aqui como sãopaulino há tempos, pois me proibi em respeito aos demais torcedores que passam neste blog todos os dias. Mas hoje, um tanto quanto cansado, porém sócio desde meu nascimento, vou me dar 20 minutinhos de “torcedor” (...) Entre os mil acertos e mil erros que todo líder comete, alguns não merecem perdão duas vezes. Você toma a decisão que quiser, a linha que preferir, mas não muda ou determina o perfil do clube que dirige.

O São Paulo é o que é, não o que você quer que ele seja. E se você é um senhor arrogante, prepotente que se considera presidente de algo acima do bem e do mal, entenda que estão no lugar errado você e o clube (...) A taça que você guarda, Juvenal, não é sua. E mesmo se a justiça disser que é, você sabe que não é e assinou em nome deste clube em 1988 que “não era”. Então, grandioso como é, deve manter a postura histórica do clube, criador da Copa União, dono da decisão de não enfrentar os times do modulo Amarelo.

A taça é do Flamengo, clube que conquistou o torneio que VOCÊ criou e tinha, até outro dia, orgulho de dizer ter criado (...) Nenhum presidente do clube poderia, mesmo que o ignorante torcedor pense que sim, mudar o que foi acordado lá atrás. Respeitar a sua história é o mínimo que qualquer clube deve a si mesmo (...) Devolva a taça, peça desculpas e tenha orgulho de cumprir com os principios e valores do clube, não com seu ego ou com conselheiros apaixonados que preferem ter uma taça a mais do que a dignidade de cumprir o combinado há mais de 20 anos (...) Seja grande, Juvenal. O São Paulo é.  Conduza-o como ele merece, não como você acha que merece".

Nenhum comentário:

Postar um comentário