domingo, 15 de julho de 2012

23/11/81 - Fla 2 x 0 Cobreloa

100 Anos de Futebol do Flamengo: Jogos Inesquecíveis

23/11/1981 - Flamengo 2 x 0 Cobreloa

O Flamengo conquista a América. Na sua primeira participação na Taça Libertadores, em 1981, o time de Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior, Andrade, Adílio e Zico, Tita, Nunes e Lico, comandados pelo treinador Paulo César Carpegiani é Campeão Sul-Americano de Futebol.

jogo 1, no Maracanã

"Foi uma pedreira, literalmente, porque com pedras na mão, o zagueiro chileno Mario Soto (que em 1977 havia jogado no Palmeiras) provocou cortes no supercílio de três rubro-negros na segunda partida da final, em território chileno. O Flamengo venceu a primeira, por 2 a 1, no Maracanã. Perdeu por 1 a 0 em Santiago. O terceiro jogo, de desempate, em campo neutro, foi no estádio Centenário, em Montevidéu. Deu Mengão 2 a 0. Campeão da América!

jogo 2, em Santiago

Desde 1968, com o Estudiantes de La Plata, da Argentina, o título não era conquistado por um estreante na competição. E depois da conquista rubro-negra em 1981, isso só veio a ocorrer uma vez, com o Argentinos Juniors, que foi debutante e campeão na Taça Libertadores da América de 1985". (A NAÇÃO, pg. 130)

jogo 3, em Montevidéu

Dias mágicos para os corações rubro-negros: duas semanas após a goleada de 6 a 0 no Botafogo, veio o degrau máximo do futebol sul-americano. E derramando sangue! Três dias antes, em Santiago, na derrota por 1 a 0 no segundo jogo da final, Mario Soto fizera três rubro-negros sangrarem. A revanche veio na bola, em campo neutro, e com dois gols de Zico. Mengão campeão da Libertadores de 1981.



Nenhum comentário:

Postar um comentário