quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lilian Thuram também é Flamengo


Lilian Thuram foi um dos maiores laterais-direitos da história do futebol mundial. Nasceu em 1972 em Pointe-à-Pitre, na Ilha de Guadalupe, na América Central, ilha caribenha que pertence à França. Como jogador, defendeu o Monaco, da França (de 1990 a 1996), o Parma, da Itália (de 1996 a 2001), a Juventus, da Itália (de 2001 a 2006), e o Barcelona, da Espanha (de 2006 a 2008). Pela Seleção da França foi Campeão da Copa do Mundo de 1998 e Campeão da Eurocopa de 2000. Foi escolhido como melhor lateral-direito do mundo na Copa de 98 e melhor zagueiro da Copa de 2006, quando outra vez fez parte de uma equipe que foi carrasca da Seleção Brasileira (desta vez tirando o Brasil nas quartas de final). Entre 1997 e 2003 foi 7 vezes seguidas eleito entre os 11 melhores do ano na Europa.


"Quando menino, sempre falava, jogando futebol nos campos de areia, que eu estava defendendo o Brasil. Depois de anos, no dia 2 de julho de 1998, me vi diante do mesmo time, só que do outro lado. Foi estranho, mas estava com a França 100%. Realmente foi um paradoxo, pois sempre gostei muito do Brasil".

"O Rio de Janeiro é fantástico. Daqui do Flamengo, estamos do lado da praia, mas temos as montanhas do lado. Isso é realmente incrível. Algumas paisagens me trazem recordações de minha terra natal. Lá também tínhamos muito contato com a natureza"

"Se eu tivesse nascido aqui ou se morasse aqui, seria torcedor do Flamengo. Sei que é o clube de futebol mais popular do Brasil, é o clube do povo. Sempre gostei mais de jogar futebol do que assistir, mas o futebol brasileiro eu gosto de ver. Sempre gostei. Desde pequeno, ainda em Guadalupe, sempre tive o futebol brasileiro como referência. Tenho essa preferência pela cultura do futebol daqui".

Depoimentos de Lilian Thuram dados em 4 de julho de 2012 durante visita turística à Gávea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário