sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Campeão Brasileiro de 1987

"O Flamengo tinha um timaço, com: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Um time no qual, até aquele momento, só três jogadores não haviam vestido a camisa da seleção brasileira (Leonardo, Ailton e Zinho – porém, dois deles vieram a vestir depois: Leonardo e Zinho). O time ainda tinha Aldair, que viria a ser titular do Brasil nas Copas do Mundo de 1994 e 1998, no banco de reservas.

A campanha, entretanto, demorou a engrenar, parecia que o quarto título brasileiro não sairia. Nos primeiros onze jogos, foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O time só engrenou depois de uma sequência de duas vitórias sobre Palmeiras, no Maracanã e Bahia, na Fonte Nova, ambas por 2 a 0. Daí para a frente, venceu quase tudo. Classificado às semifinais em quarto lugar, o rubro-negro enfrentou o Atlético Mineiro, que terminara a primeira fase com a melhor campanha. Venceu por 1 a 0 no Maracanã e foi para Belo Horizonte tentar buscar um resultado que parecia improvável. Com trinta minutos do primeiro tempo, o Flamengo vencia por 2 a 0, gols de Bebeto e Zico. No segundo tempo, o Atlético empatou, e parecia que iria virar. Até que, com pouco menos de quinze minutos para o término do jogo, Zico enfiou uma bola para Renato Gaúcho, que penetrou livre pela intermediária, driblou o goleiro João Leite e sacramentou um heroico 3 a 2. Mengão na final contra o Internacional.

A final seria entre as duas equipes que mais haviam conquistado títulos nacionais até então, cada uma com três troféus. Dali sairia o primeiro clube do Brasil a sustentar quatro títulos nacionais. O primeiro jogo, em Porto Alegre, terminou com um empate por 1 a 1. O duelo final foi no Maracanã, diante de 125 mil torcedores. Bebeto fez, aos dezessete minutos do primeiro tempo, o gol que deu uma vitória magra, por 1 a 0, para o manto vermelho e preto. Mengão tetracampeão!!!!" (A NAÇÃO, pg. 148)


Nenhum comentário:

Postar um comentário