quinta-feira, 4 de outubro de 2012

BIGUÁ: Acima de Tudo Rubro-Negro

Carreira: 1941-1953 Flamengo

Com a camisa rubro-negra foram 380 jogos e 7 gols.


Moacir Cordeiro, para o futebol o Biguá, foi o primeiro grande lateral direito da história rubro-negra, ainda que em seu tempo o nome desta posição ainda não era frequentemente usado.

"E pelas laterais? A posição praticamente só surgiu no futebol nos anos 40, e a dupla a cumprir a função no Flamengo era considerada nesta época a melhor da América do Sul: Biguá pela direita e Jayme de Almeida pela esquerda". (A NAÇÃO, pg. 256)

Há uma história maravilhosa sobre Biguá em "o Vermelho e o Negro", obra de Ruy Castro: "Biguá era raçudo e clássico ao mesmo tempo. Tinha apenas 1,62 mestros, mas uma inacreditável impulsão nas bolas altas, antes de Djalma Santos, foi um pioneiro no apoio ao ataque. Acima de tudo, Biguá era Flamengo de coração, e a torcida sabia disso. (...) Por sugestão de Domingos da Guia, o Corinthians tentou contratá-lo várias vezes, oferecendo-lhe o dobro do salário. A resposta de Biguá era sempre a mesma: 'Está muito bem, doutor. Mas e quando o Corinthians jogar contra o Flamengo?'. E nunca saiu da Gávea".



Nenhum comentário:

Postar um comentário