sábado, 20 de outubro de 2012

VALIDO: o Primeiro Herói de Epopéia

Carreira: 1933-34 Boca Juniors (Argentina); 1934-37 Lanus (Argentina); e 1937-1944 Flamengo

No Flamengo foram 138 jogos e 44 gols.



"Entre 1937 e 1945, quinze jogadores argentinos jogaram com a camisa do Flamengo. No Carioca de 1937 eram cinco: Talladas, Villa, Arcadio Lopez, Cosso e Valido. No Carioca de 1938 foram quatro: Volante, Providente, Gonzalez e Valido. No Carioca de 1939, novamente cinco: Volante, Gonzalez, Valido, Naon e Orsi. E, em 1940, também houve quatro argentinos: Volante, Valido, Orsi e Castillo. Entre todos, Valido passou a ser um grande ídolo depois de ter feito o gol do título, em 1944. Mas entre os que brilharam inicialmente estiveram o cabeça de área Carlos Volante e os atacantes Agustín Cosso, Alfredo González e Julio Castillo". (A NAÇÃO, pg. 53)

"Em 11 de julho, o Flamengo fez um amistoso contra o combinado Becar-Varella, formado por jogadores argentinos que, insatisfeitos, haviam abandonado a liga de seu país. Deste combinado, o Flamengo adquiriu os meias Arcadio Lopes e Villa, e os atacantes Cosso e Valido. O primeiro a estrear foi Cosso, em 27 de julho, numa derrota de 4 a 1 para o Fluminense. Em 22 de agosto, em jogo contra o Vasco, pelo Torneio da Paz, que reaproximava AMEA e LCF e reunificava o campeonato da Guanabara, o Flamengo estreou Arcadio Lopes e Valido, num jogo que o Fla perdeu por 3 a 2. Uma semana depois, em 29 de agosto, estreou Villa, numa vitória por 3 a 2 sobre o Botafogo". (A NAÇÃO, pg. 50)

"Curiosamente, para o Fla-Flu, os dirigentes trouxeram Valido de volta da aposentadoria (ele já abandonara os gramados havia mais de um ano). Ele jogou apenas os dois últimos jogos do campeonato. E foi dele, do argentino Valido, o polêmico gol que sacramentou a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco. Polêmico porque ele supostamente fez falta no beque vascaíno na disputa, no ar, em que cabeceou para as redes. Estava assim garantido o tricampeonato rubro-negro. O time do Flamengo nesse campeonato era formado por: Jurandir, Newton Canegal e Quirino; Biguá, Modesto Bria e Jayme de Almeida; Jacy (Valido), Zizinho, Tião, Pirilo e Vevé". (A NAÇÃO, pg. 62)

Nenhum comentário:

Postar um comentário