sábado, 5 de janeiro de 2013

Esportes Olímpicos do Flamengo na mão de dois ex-jogadores de basquete da Gávea

A nova cúpula de Esportes Olímpicos do Flamengo já "chegou chegando". Pôs fim à equipe de natação (de todos os candidatos da eleição, só Patrícia Amorim defendia a manutenção). Logo surgiram informações de que a equipe de basquete, líder da Liga Nacional, também seria extinta. Não será! Mas terá um ano para conseguir ser auto-sustentável, ou seja, que os patrocínios exclusivos do basquete cubram toda a folha de pagamento e as despesas da modalidade.
 
o presiente Bandeira de Mello, Alexandre Póvoa e Marcelo Vido
 
Alexandre Póvoa, vice-presidente, e Marcelo Vido, diretor, foram jogadores do basquete rubro-negro, e definiram as três regras para todos os esportes olímpicos dentro do clube:
 
1) Competitividade da modalidade em condições de entrar nas competições sempre para ganhar;
 
2) Todos os atletas têm que treinar dentro do clube;
 
3) A modalidade tem que se pagar, ser auto-sustentável, sem depender de recursos do futebol ou de outras áreas do clube.
 
Se em 1 ano, qualquer esporte não se enquadrar a estas três regras (a excessão é o remo, que nõ pode ser extinto) terá o departamento fechado, seja o basquetebol ou qualquer outro.

 
Eis a relação de Póvoa e Vido com o basquete:
Alexandre Póvoa foi um jogador de basquete de técnica mediana, jogou pelo profissional do Flamengo de 1986 a 1992, era chamado de Pocotov.

Na foto abaixo, Póvoa aparece na equipe de 1987, que também tem o atual assistente-técnico do time de basquete João Baptista (de pé, com a camisa 6), além de Alberto e Pedrinho Ferrer (os dois primeiros agachados, da esquerda para a direita).
 
Marcelo Vido teve uma brilhante careira como jogador de basquete, jogou no Sirio (1977-79), São José (1980-83), Flamengo (1984-85) e Pirelli (1985-89). Foi Tetra Campeão Paulista (78-79-80-81), Bi Campeão Carioca (84-85), Campeão Brasileiro de 81 com o São José e Campeão Mundial de Clubes em 1979 com o Sirio. Pela Seleção Brasileira disputou o Mundial de 78, as Olimpíadas de 80, o Mundial de 82, as Olimpíadas de 84 e o Mundial de 86.

Vido tem Mestrado em Administração Esportiva pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Trabalhou no Comitê Olímpico Brasileiro em 2007 e de 2008 a 2012 foi Gerente de Esportes e Marketing do Minas Tênis Clube.

No Flamengo foi contratado em 1984 para formar o esquadrão abaixo, com Nilo Guimarães e Carioquinha (também contratados ao São José), e o argentino Germán Filloy e Marquinhos Abdalla, contratados ao Sirio). Na foto abaixo, da Revista Placar, Marcelo Vido é o segundo da esquerda para a direita.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário