terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Números que endossam a verdade incontestável: o Flamengo tem a maior torcida do Brasil.

Estes números não servem para estimar o tamanho de torcidas de futebol, pois tanto em um caso quanto em outro, seus usuários não necessariamente são torcedores dos times pelo qual apostam ou vêem. Entretanto, uma vez que, tanto em um quanto em outro, a ordem de consumo não altera em nada as duas primeiras posições inquestionáveis na preferência popular: Flamengo em primeiro e em segundo o Corinthians. Os números só endossam a verdade constatada nas 17 diferentes pesquisas de abrangência nacional realizadas nos últimos 20 anos.

A Timemania é uma loteria gerida pelo Governo Federal, via Caixa Econômica Federal, tendo os clubes o direito de receber o repasse de 22% do valor das apostas e sendo obrigados a aplicar estes recursos na quitação de suas dívidas de FGTS, INSS e Receita Federal. Criada em 2007, ela tem um funcionamento semelhante ao da Mega Sena, só que usa os escudos dos clubes no lugar dos números. São utilizados na Time Mania os escudos de 80 times participantes do Campeonato Brasileiro nas séries A, B e C (Primeira, Segunda e Terceira Divisões), podendo os apostadores marcar todos estes clubes (há um viés para que as apostas sejam nos seus clubes de coração, mas não são necessariamente).

Eis os números da Time Mania: desde 2009, nos últimos seis anos desde o lançamento da loteria, o Flamengo sempre liderou. Teve queda, pois em 2009 teve 6,9% das apostas, e em 2014 teve 5,03%. Mas a queda foi uma tendência de descentralização que avançou ano após ano, as apostas concentradas nos 12 maiores clubes do futebol brasileiro representava 46,36% em 2009 e 36,51% em 2014.


As transmissões televisivas em Pay-per-view (que na tradução para o português seria: Paga-para-ver, ou "só vê quem paga") é um sistema por assinatura que funciona em canais de TV fechados (TV a Cabo) com o assinante aderiando a uma programação específica (um jogo avulso, ou o campeonato inteiro). É um serviço que existe desde os anos 70 nos EUA, mas que só chegou ao Brasil nos anos 2000. No futebol, só foi utilizado por empresas de TV a cabo que comprassem o direito de transmissão da Rede Globo, com a transmissão sendo do canal esportivo fechado da emissora, o SporTV, e em canais especiais exclusivos para os contratantes, os Canais Premiere.

Desde 2008, nos últimos sete anos de transmissão desde o lançamento do PPV, o Flamengo sempre foi o primeiro colocado. O Corinthians se aproximou bastante em alguns anos, mas nunca superou o Flamengo. No duelo entre o rubro-negro carioca e o alvinegro paulista: 13,84% x 9,77% em 2008, 12,61% x 11,89% em 2009, 15,13% x 14,20% em 2010, 16,28% x 12,28% em 2011, 14,88% x 14,19% em 2012, 14,64% x 12,65$ em 2013 e 15,2% x 12,8% em 2014.


Tanto num caso quanto em outro, jamais houve alternância nsas duas primeiras posições. O Flamengo sempre foi o 1º e o Corinthians sempre o 2º. Daí para baixo houve alternâncias.

Nas últimas duas décadas, quando o Brasil tomou gosto pelas estatísticas, foram feitas nada mais do que 17 pesquisas a nível nacional para determinar quais clubes de futebol tinham as maiores torcidas do Brasil. As dezessete são unânimes em um ponto: a maior é o Flamengo, e a segunda maior é o Corinthians. Na média das 17 pesquisas, o Flamengo tem 17,15% da preferência, com um desvio-padrão de 1,48 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 15,67% a 18,64%; o Corinthians tem 12,76% da preferência, com um desvio-padrão de 1,53 pontos percentuais, o que significa um intervalo de confiança de 11,23% a 14,28%.

Um terceiro indicador de consumo reitera os resultados acima. A TIM, empresa de telefonia móvel, tem um produto específico para times de futebol, o Infinity Torcedor, um chip associado à marca dos clubes que a empresa patrocina.

Em 2013, a TIM patrocinou 11 clubes, dentre os grandes do futebol brasileiro, apenas Santos, Botafogo e Fluminense não foram incluídos. Qual o chip que mais vendeu? Flamengo em 1º e Corinthians em 2º. O Flamengo teve 18,5% dos chips vendidos e o Corinthians 15,2%. Percentuais bem próximos ao intervalo de confiança das 17 pesquisas feitas ao longo de 20 anos. Veja mais sobre isto aqui.

São números que endossam a verdade incontestável: o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Uma paixão inabalável. Uma estatística inquestionável. Uma verdade incontestável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário