sábado, 10 de janeiro de 2015

Brasileiro 2014 provou: Flamengo e Maracanã caminham na direção certa

Fazendo uma comparação entre as médias de público e renda dos jogos do Flamengo nos Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014, observa-se claramente dois padrões distintos e bem definidos. Em 2014, optou-se pelo barateamento no preço do ingresso, e com isto se atraiu mais gente ao estádio, e a medida foi bem dosada, pois a renda média em 2014 foi superior à de 2013 (mais relevante ainda pelo fato de a economia carioca e brasileira ter crescido bem menos em 2014 do que em 2013).

Foram analisados aqui apenas os jogos no Maracanã válidos pelo Campeonato Brasileiro, não tendo sido consideradas as partidas válidas pela Copa do Brasil.

Em 2013, foram 13 jogos do Flamengo no Maracanã: Botafogo (duas vezes), Fluminense (duas vezes), Vitória, Santos, Atletico Paranaense, Criciúma, Internacional, Bahia, Goiás, Corinthians e Cruzeiro. O Ticket Médio foi de R$ 46,34; com média de 22.114 pagantes e 28.489 presentes por jogo (o que dá 22,4% de gratuidade) e renda média de R$ 1.076.030 por jogo.

Em 2014, foram 14 jogos do Flamengo no Maracanã: Fluminense (duas vezes), Botafogo, Palmeiras, São Paulo, Sport, Atlético Mineiro, Grêmio, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Internacional, Chapecoense e Coritiba.  O Ticket Médio foi de R$ 36,97; com média de 31.652 pagantes e 36.972 presentes por jogo (o que dá 14,4% de gratuidade) e renda média de R$ 1.150.019 por jogo.

Resumidamente o que se conclui:

- O Ticket Médio caiu 20% de 2013 para 2014

- O público pagante aumentou 43% e o público presente aumentou 30%

- A Atratividade cresceu: a maior prova é a redução do percentual de gratuidade, mais gente foi ao estádio com o intuito de pagar ingresso

- O preço caiu, mas a arrecadação aumentou: a Renda cresceu 7%

OS NÚMEROS SÃO A PROVA DE QUE HOUVE AVANÇO E ACERTO NA POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO DO ESPETÁCULO!

No começo do ano eu fiz um breve exercício estatístico - bem simples, sem maiores sofisticações que seriam necessárias, o que deu para fazer por quem não tem tempo suficiente nem é remunerado para isto -. Ainda assim, as conclusões estão bastante alinhadas ao comportamento observado na comparação entre os campeonatos de 2013 e 2014. Realmente acredito que agora o preço do Maracanã está muito próximo do preço ótimo para maximizar a receita. Você pode relembrar este posts aqui.

Fica aqui o comprometimento para apresentar a mesma comparação ao fim do Carioca 2015, e compararei dois grupos: jogos contra grandes e jogos contra pequenos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário