sábado, 1 de julho de 2017

Sócio-Torcedor: Flamengo gera mais de R$ 18 milhões só no 1º semestre de 2017


A arrecadação do Flamengo com o Programa de Sócio-Torcedor Nação Rubro-Negra superou a marca de R$ 18 milhões só no 1º semestre de 2017. Isto representa um volume de recursos superior ao que muitos clubes da 1ª divisão do futebol brasileiro recebem por ano como patrocínio master, com a exposição de logomarcas de empresas na área mais nobre de suas camisas.

A quantidade de sócios-torcedores do Programa Nação Rubro-Negra fechou o mês de junho pela primeira vez acima de cem mil STs. O Flamengo aparece em 6º lugar no ranking de sócios-torcedores do Movimento por um Futebol Melhor. Mas há uma ressalva: o Internacional não tem seu número de STs atualizado desde dezembro de 2015, congelado em pouco mais de 112 mil. Assim, ainda mais pelo fato do Internacional estar jogando a Série B do Brasileiro em 2017, é muito provável que a posição real do Flamengo neste ranking seja o 5° lugar. Estariam a frente do clube, com mais STS, apenas: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Grêmio.

É o terceiro trimestre consecutivo que o Programa de Sócios-Torcedores do Flamengo fecha com adições líquidas. O marco de reversão e solidificação foi a chegada do meia Diego e a arrancada e o bom desempenho do time a partir de então, fazendo sua melhor campanha na história do Brasileiro por pontos corridos (ainda que saindo da briga pelo título nas rodadas finais e terminando em 3º lugar), disputando a Libertadores 2017 (ainda que eliminado na 1ª fase), sendo Campeão Carioca Invicto, e sofrendo muito poucas derrotas no período. A diretoria passou a investir no time - além de Diego e Paolo Guerrero, contratou Everton Ribeiro, Dario Conca, Berrio, Geuvânio... - deixou de lado o discurso de "seja sócio por paixão e nós no futuro investiremos" e passou ao discurso "seja sócio para fechar a conta dos grandes investimentos já feitos".


A curva de evolução da quantidade de STs do Programa Nação Rubro-Negra mostra a maturação do crescimento. Houve um primeiro incremento entre o fim de 2013 e o início de 2014, após o título da Copa do Brasil, depois um novo incremento após uma primeira aposta em novos investimentos no meio de 2015, com as contratações de Paolo Guerrero e Emerson Sheik, mas sem resultados mais expressivos dentro de campo, nenhum dos dois movimentos se sustentou. Após a chegada de Diego ao time, o crescimento se sustentou, porque houve resposta dentro de campo, uma boa campanha, e o sócio-torcedor apostou no desempenho.


O Flamengo fechou o 1º semestre com a maior quantidade de adesões líquidas entre todos os clubes do futebol brasileiro, com um incremento de mais de 24 mil STs só no 1º semestre.


O aumento de faturas gerando receita para o clube bateu recorde atrás de recorde nos últimos três trimestres, representando um incremento significativo de receita. O que realmente importa no Programa por um Futebol Melhor é a receita gerada pelos Sócios-Torcedores e não o marketing em torno da posição no ranking. Estádio próprio e ema correta política de ingressos voltadas para estes sócios são determinantes. E quem vem tendo destaque neste quesito é o Palmeiras, que é o único clube que tem acompanhado o Flamengo neste grande volume de novas receitas. Os demais clubes tem apostado em tickets baratos para atrair seus STs, e assim, mesmo a frente do Flamengo no ranking, geram menos receita.


Com este volume, o Flamengo gerou mais de R$ 18 milhões na soma dos dois primeiros trimestres do ano. Os números oficiais sairão no Balanço Financeiro do 2º semestre, que estará publicado em breve. O volume superou e muito os R$ 18 mm, fechará próximo a R$ 19 mm, se é que não superará também esta marca.



Veja aqui no blog: Transparência Rubro-Negra

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