sexta-feira, 8 de março de 2013

Hall da Fama Vermelho e Preto


HALL DA FAMA
do C. R. do FLAMENGO


JOGADORES














Jogadores do HALL DA FAMA do blog A NAÇÃO:

Goleiros: Jurandir, Garcia, Cantareli, Raul, Júlio César e Diego Alves
Laterais-direiro: Biguá, Murilo, Leandro, Jorginho e Leonardo Moura
Zagueiros: Píndaro, Nery, Domingos da Guia, Newton Canegal, Jadir, Pavão, Reyes, Rondinelli, Marinho, Mozer, Figueiredo, Aldair, Juan, Fábio Luciano, Ronardo Angelim e Rodrigo Caio
Laterais-esquerdo: Jayme de Almeida, Jordan, Paulo Henrique, Rodrigues Neto, Júnior, Leonardo, Juan e Filipe Luís
Volantes: Carlos Volante, Modesto Bria, Dequinha, Carlinhos, Liminha, Andrade e Willian Arão
Meias: Sidney Pullen, Zizinho, Rubens, Moacir, Dida, Geraldo, Zico, Adílio, Zinho, Petkovic, Renato Abreu, Ronaldinho Gaúcho, Diego, Gérson e Arrascaeta
Pontas-direita: Valido, Joel, Tita, Renato Gaúcho e Éverton Ribeiro
Atacantes: Riemer, Nonô, Leônidas da Silva, Pirilo, Perácio, Durval, Benítez, Evaristo, Indio, Henrique Frade, Silva, Doval, Nunes, Bebeto, Romário, Adriano e Gabigol
Pontas-esquerda: Jarbas, Vevé, Zagallo, Lico e Bruno Henrique


Hall da Fama do C.R. Flamengo: JOGADORES

- PÍNDARO - NERY - RIEMER - SIDNEY PULLEN - NONÔ -

- JARBAS - DOMINGOS DA GUIA - LEÔNIDAS DA SILVA -

- VOLANTE - VALIDO - JURANDIR - BIGUÁ - CANEGAL -

- JAYME DE ALMEIDA - MODESTO BRIA - ZIZINHO -

- PIRILO - PERÁCIO - VEVÉ - DURVAL - GARCIA - JADIR -

- PAVÃO - JORDAN - DEQUINHA - RUBENS - BENÍTEZ -

- EVARISTO - JOEL - ÍNDIO - ZAGALLO - MOACIR -

- HENRIQUE - DIDA - MURILO - PAULO HENRIQUE -

- CARLINHOS - SILVA - REYES - RODRIGUES NETO -

- LIMINHA - DOVAL - CANTARELI - RONDINELLI -

- JÚNIOR - GERALDO - ZICO - RAUL - LEANDRO -

- MARINHO - MOZER - FIGUEIREDO - ANDRADE -

- ADÍLIO - TITA - NUNES - LICO - JORGINHO - ALDAIR -

- LEONARDO - ZINHO - RENATO GAÚCHO - BEBETO -

- ROMÁRIO - JÚLIO CÉSAR - JUAN - PETKOVIC -

- RENATO ABREU - LÉO MOURA - FÁBIO LUCIANO -

- RONALDO ANGELIM - JUAN M. - ADRIANO -

- RONALDINHO - DIEGO - ÉVERTON RIBEIRO -



TREINADORES



Hall da Fama do C.R. Flamengo: TREINADORES

- FLÁVIO COSTA - FLEITAS SOLICH - CLÁUDIO COUTINHO -

- P.C. CARPEGIANI - CARLINHOS - O MITO: JORGE JESUS -




OS GRANDES RECORDISTAS

Somente 18 jogadores fizeram mais de 100 gols com a camisa rubro-negra. No link acima veja quantos cada um fez. Os 18 foram: Zico, Dida, Henrique Frade, Pirilo, Romário, Jarbas, Bebeto, Leônidas da Silva, Zizinho, Índio, Tita, Adílio, Durval, Nonô, Esquerdinha, Joel, Evaristo e Alfredinho.



Somente 18 jogadores fizeram mais de 400 jogos com a camisa rubro-negra. No link acima veja quantos cada um fez. Os 18 foram: Júnior, Zico, Adílio, Jordan, Andrade, Cantarele, Carlinhos, Liminha, Jadir, Zinho, Murilo, Rodrigues Neto, Paulo Henrique, Leandro, Leonardo Moura, Joel, Henrique Frade e Rondinelli.



Somente 9 goleiros fizeram mais de 200 jogos com a camisa rubro-negra. No link acima veja a história de cada um deles. Estes 9 arqueiros foram: Garcia, Cantareli, Raul, Zé Carlos, Gilmar, Bruno, Clemer, Raul e Diego Alves. 



A lista de jogadores que conseguiram sagrar-se Artilheiros do Campeonato Carioca com a camisa do Flamengo tem: Nonô, Leônidas da Silva, Pirilo, Benítez, Paulinho, Doval, Dadá Maravilha, Cláudio Adão, Zico, Bebeto, Gaúcho, Charles Baiano, Romário, Edílson, Vágner Love, Hernane e Bruno Henrique. Somente 3 deles conseguiram ser artilheiros em três edições ou mais: Nonô, Zico e Romário.



Artilheiros de Nacionais pelo Flamengo
A lista é seleta. Em seis oportunidades o artilheiro do Campeonato Brasileiro jogava com a camisa do Flamengo: Zico duas vezes, Ademar Pantera, Nunes, Adriano e Gabriel Barbosa (Gabigol). Em outras quatro oportunidades, o artilheiro da Copa do Brasil vestia a camisa do Flamengo: Romário duas vezes, Sávio e Hernane.



Os jogadores que mais marcaram com a camisa rubro-negra após 2000: Renato Abreu, Dejan Petkovic, Edílson, Vágner Love, Obina, Leonardo Moura, Adriano, Hernane, Reinaldo, Gabriel Barbosa, Paolo Guerrero, Diego, Éverton, Bruno Henrique, Ibson, Jean, Alecsandro, Juan "lateral", Deivid, Athirson, Ronaldinho Gaúcho, Souza, Leandro Machado e Juan "zagueiro".



Artilheiros por Temporada desde 1971
Fio Maravilha, Caio Cambalhota, Dadá Maravilha, Zico, Nunes, Adílio, Baltazar, Tita, Bebeto, Renato Carioca, Gaúcho, Júnior, Paulo Nunes, Nílson, Charles Baiano, Romário, Petkovic, Edilson, Liédson, Fernando Baiano, Jean, Renato Abreu, Souza, Marcinho, Adriano, Vágner Love, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Deivid, Hernane, Alecsandro, Marcelo Cirino, Paolo Guerrero, Henrique Dourado e Gabriel Barbosa.



Estrangeiros com mais gols pelo Flamengo
Narciso Doval, Jorge Benítez, Dejan Petkovic, Agustin Valido, Paolo Guerrero, Sidney Pullen, Alfredo González, Fritz Engel, Agustin Cosso, Espanhol, Dario Bottinelli e César Ramirez.



Estramgeiros que mais jogaram pelo Flamengo
Modesto Bria, Sinforiano Garcia, Dejan Petkovic, Francisco Reyes, Gustavo Cuéllar, Carlos Volante, Agustin Valido, Sidney Pullen, Narciso Doval, Paolo Guerrero, Jorge Benítez e Espanhol.



Saiba mais:

- Top 6 Jogadores + jovens a terem feito gol com a camisa do Flamengo (até 2023)










O FLAMENGO E A SELEÇÃO BRASILEIRA






Veja também: Todos os Jogadores do Flamengo que defenderam a Seleção Brasileira ano a ano




ELES TAMBÉM JOGARAM
PELO FLAMENGO

Jogadores renomados que também vestiram o Manto Sagrado, mas que não construíram uma história suficientes para colocá-los no Hall da Fama:


8 comentários:

  1. Ronaldo Angelim merece está nesta lista ai, mais importante para o FLAMENGO que o Fabio Luciano

    ResponderExcluir
  2. Ronaldo Angelim tem que constar na lista! Exemplo dentro e fora de campo!

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é excelente, mas é brincadeira colocar o Ronaldinho nessa lista. Não só porque o sujeito não ganhou nada de expressão (até aí, outros como o Romário também não ganharam), mas esse senhor cansou de desrespeitar a instituição Flamengo. O que ele e o irmão fizeram, em que se pese o fato de que o Flamengo estava devendo a eles, é indesculpável e imperdoável. Quem merecia estar aí é o conterrâneo dele, o centroavante Gaúcho, especialista em gols de cabeça e que, infelizmente, já nos deixou. Esse sim honrou o manto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Bernardo, essa é uma boa discussão.
      Foi a escolha que mais ponderei na hora de chegar a essa lista. Concordo com seus pontos. O que me fez colocar ele dentro foi o peso internacional que o nome tem. Vale como reflexão: se Pelé, Maradona ou Messi tivessem feito 1 temporada no Flamengo antes da aposentadoria, mesmo não indo tão bem, seria suficiente para estarem nessa lista? É discussão para mais de hora, e talvez sem chegar num consenso...
      Te confesso que outro nome qu me fez pensar muito, pelo mesmo motivo, mas decidi deixar de fora, porque acho que o peso do nome não é o mesmo destes 4 que citei, foi o goleiro argentino Ubaldo Fillol... titular da Argentina nas Copas do Mundo de 1978 e 1982, e goleiro do Flamengo em 1984 e 1985, com alguns bons momentos, mas a maioria nem tanto, e sem ter conquistado títulos... Fillol teria vaga? A minha decisão foi não, já pro R10 foi sim...
      SRN
      Marcel

      Excluir
    2. Não concordo, respeitosamente, com esse ponto de vista, mas entendo. No mais, acho que realmente devia pensar em colocar o Gaúcho nesse Hall da Fama. Raçudo, goleador e ídolo numa época de vacas magras. Já no Hall dos técnicos, acho que merecem um lugar o velho lobo Zagallo, o capita Torres e o papai Joel. Joel nos livrou daquele rebaixamento em 2005, que parecia certo, e foi também responsável pelo momento mais mágico do Flamengo nesse século (pré-2019, claro), com aquela arrancada em 2007.

      Excluir
    3. O bom dos trabalhos onlines é que diferentemente dos livros, são passíveis de constante revisão. Dois nomes que estão na fila de avaliação para quem sabe entrarem aqui também são Sávio e Gaúcho.

      Excluir
    4. Os anos 90 estão sub-representados. Apenas Romário e Juan. É compreensível, tendo em vista ter sido uma época de vacas magras e resultados ruins, mas ainda assim acho que alguns jogadores que figuraram nesse períodos deveriam ser, ao menos, considerados. Nélio, Athirson e o Júnior Baiano além dos já citados Sávio e Gaúcho.

      Excluir
    5. Bernardo,
      Acho que também não é só pelos resultados. Foram tempos de muito entra e sai de jogadores, não se construiu uma identidade com o clube.
      Sávio e Gaúcho estiveram perto de entrar na lista pelos critérios que utilizei: quantidade de jogos, quantidade de gols, e quantidade de títulos conquistados. Mas nas revisões finais ficaram de fora, enquanto opções poêmicas como Ronaldinho Gaúcho e Fábio Luciano, que também não atenderiam os critérios iniciais, acabaram entrando por outros motivos.

      Excluir